top of page

Grupos de Trabalho

O seminário contará com três grupos de trabalhos, cujas ementas seguem abaixo:

 

GT 1. Sociedade civil, Ação Coletiva e Instituições Políticas

Coordenadoras: Profª. Drª. Carla Almeida (UEM) e Drª. Carla Ayres (Grupo ACONTECE - Arte e Política LGBT de Florianópolis)

Este GT abrigará trabalhos teóricos e empíricos sobre os variados repertórios de participação, desde aqueles mais contestatórios, como os protestos, até os mais institucionalizados, como o envolvimento em conselhos gestores e conferências públicas. São bem vindas propostas que avaliem os impactos mútuos das interações entre sociedade civil e instituições políticas, tendo em vista os processos relacionados à distribuição do poder político e a vocalização de demandas por direitos, bem como trabalhos que avaliem os impactos das atuais mudanças no cenário político para os repertórios de participação política e para a democracia brasileira.

 

GT 2. Comportamento Político

Coordenadores Prof. Dr. Éder Gimenes (UEM/UNICESUMAR) e Prof. Dr. Rafael da Silva (UEM)

Este GT pretende ser o espaço para a exposição de pesquisas teóricas e empíricas sobre os diferentes temas relacionados ao comportamento político e a opinião pública nas modernas democracias. São bem-vindas propostas relacionadas ao comportamento eleitoral e também sobre outras formas de interação entre cidadãos e instituições que compõem o sistema político. Da mesma forma, serão acolhidos trabalhos que tratam das atitudes, valores e demais disposições subjetivas acerca de objetos políticos. No plano metodológico, pretende-se contemplar pesquisas de natureza quantitativa e qualitativa, bem como propostas que procuram combinar as duas perspectivas em modelos analíticos mistos.


GT 3. Estado, Atores e Políticas Públicas

Coordenadoras: Profª. Drª. Celene Tonella (UEM) e Profª. Drª. Simone Pereira da Costa Dourado (UEM)

No Brasil, a constituição de campo próprio de estudos com enfoque nas Políticas Públicas data das últimas décadas do século XX e coincide com a luta pelo fim do regime militar e pela consolidação do processo democrático. As análises no campo acadêmico se forjaram à medida que os resultados esperados da ação do Estado não se concretizaram e o ambiente de austeridade fiscal passou a predominar. A análise do Estado de forma global deu lugar à reflexão acerca de diferentes áreas da política. A temática de exclusão social também adquiriu centralidade no debate. O Grupo de Trabalho Políticas Públicas pretende discutir as contribuições teóricas referentes à produção acumulada em suas diversas vertentes bem como as contribuições fruto de análises empíricas que dizem respeito à implementação das diferentes políticas públicas. Interessa, ainda, trabalhos que focam nas mudanças recentes na condução da agenda pública que apontam para a interrupção da implementação de políticas sociais e imposição de uma agenda conservadora.

bottom of page